II encontro sobre atividades de Gestão de Projetos sob o enfoque de Tecnologia da Informação

  • 1
Na última sexta-feira (06/03/2015) no auditório da Reitoria, a AIT-PROEG participou do II encontro organizado pela PROEX (Pró-reitoria de Extensão - UFPA) sobre atividades de Gestão de Projetos sob o enfoque de Tecnologia da Informação.


Para este segundo encontro, tivemos a participação de membros das equipes de Tecnologia da PROEG, PROEX e PROGEP, além de um convidado externo, Fabio Aguiar , que é é Agile Coach & Associated Trainer na AdaptWorks e um dos membros criadores da Comunidade Ta Safo.

O evento teve inicio com o professor Mauro Veloso (DPP-PROEX) falando sobre a importância de se ter esses encontros para que demais setores de Tecnologia da UFPA possam trocar experiências com intuito de encontrar melhore formas de trabalho e cooperação entre as mesmas.

As apresentações tiveram inicio  com convidado Fabio Aguiar, que falou a sobre "Elaboração de um Product Backlog efetivo", onde foi apresentado ao público presente o Product Backlog Building - PBB, que tem como principal objetivo ajudar na construção de um Backlog de forma compartilhada, construindo um entendimento compartillhado, levando todos os envolvidos a um entendimento alinhado do domínio do negócio, ou seja, todos compreenderem o contexto do negócio.   

Fabio Aguiar - Elaboração de um Product Backlog efetivo
O próximo a apresentar foi Diego Lisbôa, Assessor Técnico de TI da PROEG, com a Lightning Talk "Princípios e Valores Ágeis", onde mostrou de os Princípios e Valores do Manifesto Ágil e a importância de seguirmos os mesmos não somente no ambiente de trabalho, como para a vida de modo geral.

Diego Lisbôa - Princípios e Valores Ágeis

O evento encerrou com a apresentação de Lourdilene Souza, Analista de TI da PROEX, com a Lightning Talk "Principais Práticas das Abordagens Ágeis", apresentando um overview de boas práticas que podem ser utilizadas em times Ágeis.

Lourdilene Souza - Principais Práticas das Abordagens Ágeis

A AIT-PROEG agradece mais uma vez o convite que nos foi feito e espera que cada vez mais haja participação dos demais setores de TI da UFPA no próximos encontros, além é claro, da comunidade acadêmica dos cursos de Tecnologia da UFPA. 

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer o convite e parabenizar pela organização. Até a próxima ;)

    ResponderExcluir